contato@clinilabvet.com.br

Rua Itatuba, 201 Edfício Cosmopolitan Mix, Sala 910 - Brotas, Salvador - BA, 40279-700

Serviços

DNA - GENOTIPAGEM EQUINA

Genotipagem equina é um ensaio biológico que visa analisar diferenças na composição genética de um indivíduo (produto de um acasalamento), através da determinação de sua a sequência de alelos de DNA, e comparando-a com a sequência de outro indivíduo (seus possíveis genitores) ou uma sequência de referência.

 

Através desta análise genética, é então possível realizar a verificação de parentesco do animal testado, comparando os alelos que o animal herdou de seus pais, e assim, excluir ou qualificar um possível genitor(a) e comprovar a sua procedência genética.

 

Atualmente, para fins de registro genealógico, o exame de DNA trata-se de uma obrigatoriedade para algumas Associações de Criadores como ABCCMM, ABQM, etc.

ANEMIA INFECCIOSA EQUINA (AIE)

A Anemia Infecciosa Equina é uma doença contagiosa, que acomete os equídeos (equinos, muares e asininos), causada por um lentivirus, podendo ter um curso agudo, crônico ou inaparente. O diagnóstico é feito através dos métodos de ensaio IMUNODIFUSAO EM GEL DE AGAR (IDGA) e ELISA segundo a Instrução Normativa MAPA n 52 de 26/11/18. A amostra deve ser o soro do animal a ser testado e enviado ao laboratorio segundo as Orientações Técnicas. A validade do exame é de 60 dias a contar da data da coleta. Saiba mais em Informes Técnicos.

MORMO

Mormo é uma doença infectocontagiosa, que acomete os equídeos (equinos muares e asininos). O agente etiológico é uma bactéria denominada Burkholderia mallei que pode determinar uma doença de curso agudo ou crônico e formas nasal, pulmonar e/ou cutânea. Por ser uma zoonose (transmitida do animal para o ser humano) tem grande importância na Saúde Pública. O diagnostico oficial é a Elisa para a detecção de anticorpos contra a B. mallei segundo a portaria do MAPA n35 de 17/4/18. A amostra deve ser o soro do animal a ser testado e enviado ao laboratorio segundo as Orientações Técnicas.

ATENÇÃO: Apenas médicos veterinários habilitados no PNSE pelo MAPA podem realizar a coleta de amostras para o diagnóstico de MORMO. Saiba mais em Informes Técnicos.

DNA- GENOTIPAGEM BOVINA

Genotipagem bovina é um ensaio biológico que visa analisar diferenças na composição genética de um indivíduo (produto de um acasalamento), através da determinação de sua a sequência de alelos de DNA, e comparando-a com a sequência de outro indivíduo (seus possíveis genitores) ou uma sequência de referência.

 

Através desta análise genética, é então possível realizar a verificação de parentesco do animal testado, comparando os alelos que o animal herdou de seus pais, e assim, excluir ou qualificar um possível genitor(a) e comprovar a sua procedência genética.

CAEV

A ARTERITE-ENCEFALITE CAPRINA (CAE) é uma doença viral que determina artrite, encefalite, mastite e pneumonia em caprinos. A infecção é caracterizada pela existência de animais positivos aparentemente saudáveis. O diagnostico é feito pelo método do IDGA (IMUNODIFUSAO EM GEL DE AGAR) para detecção de anticorpos anti proteína P28. A amostra para diagnóstico deve ser o soro do animal a ser testado. Este deve ser mantido sob refrigeração (isopor com gelo reciclável) desde o momento após coleta até o seu processamento no laboratório. CLIQUE AQUIpara obter a requisição de exames, e envie-nos juntamente com as amostras. As amostras devem vir identificadas e acondicionadas em isopor com gelo. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco

Maedi visna (em ovinos e caprinos )

Maedi-Visna é uma enfermidade causada por um lentivírus da família Retroviridae, sendo uma infecção multissistêmica com evolução crônica e sinais inaparentes. O animal infectado geralmente desenvolve um quadro de emagrecimento progressivo, com consequente debilidade, podendo ainda apresentar a forma nervosa paralítica e vir a óbito (EMBRAPA, 2014). A importância da investigação epidemiológica e diagnóstico dos rebanhos visa obter o conhecimento da sanidade do rebanho , bem como a importância viabilizar a inserção de um bom programa de controle e profilaxia da enfermidade dentro de propriedades. CLIQUE AQUI para obter a requisição de exames, e envie-nos juntamente com as amostras. As amostras devem vir identificadas e acondicionadas em isopor com gelo. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Brucella Ovis (em ovinos)

Brucelose ovina é uma doença bacteriana infecciosa crônica causada por Brucella ovis e caracterizada por distúrbios reprodutivos, tais como diferentes graus de epididimite e orquite, placentite, aborto e elevada mortalidade de cordeiros. Para o diagnóstico de B. ovis o MAPA recomenda a Imunodifusão em Gel de Ágar (IDGA) e ELISA como testes de triagem. Para ELISA indireto são utilizados diversos kits comerciais contendo lipopolissacarídeos da parede celular das brucelas, sendo considerado de alta sensibilidade e especificidade semelhante aos testes de triagem (BRASIL, 2006). O ELISA competitivo é uma técnica rápida e prática que possibilita a distinção entre animais vacinados e não vacinados. A utilização das técnicas de ELISA e IDGA para o diagnóstico de B. ovis é mais confiável, uma vez que, juntos, proporcionam maior sensibilidade na detecção de animais portadores da doença. CLIQUE AQUIpara obter a requisição de exames, e envie-nos juntamente com as amostras. As amostras devem vir identificadas e acondicionadas em isopor com gelo. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.